O que é?
A metodologia consiste em perguntar 5 vezes o porquê de um problema ou defeito ter acontecido. Parece uma atitude ineficaz, mas muito pelo contrário, a partir desses questionamentos é possível descobrir a causa raiz de diversos problemas. Ela é muito usada devido a sua simplicidade e eficiência.
Criada por Sakichi Toyoda, o fundador das Indústrias Toyota afirma que 5 questionamentos é o ideal para identificar a causa raiz de um problema, porém, isso depende muito da situação de cada empresa, é possível que uma empresa encontre a causa raiz fazendo apenas 2 ou 3 questionamentos.
Quando e como utilizar a metodologia dos 5 porquês?
É comum que esse método seja usado em conjunto com outros para a solução de um problema complexo, levando em consideração que as pessoas do grupo envolvidas na descoberta da causa raiz do contratempo podem chegar a diversas respostas para solucionar um mesmo problema. Para isso, é necessário fazer reuniões e discutir qual será a melhor decisão a tomar. Um detalhe importante é a sinceridade da equipe ao responder as questões dos 5 porquês, somente com respostas honestas é possível obter êxito com a metodologia. Investir em ações ineficazes pode ser considerado uma das grandes dores do mundo da qualidade. Por esse motivo, fazer o uso de metodologias, como o 5 porquês, pode ser uma boa opção para empresas que buscam encontrar as causas raízes dos seus problemas/defeitos.
Como já citamos, a metodologia é simples, porém isso não significa que não requer atenção e cuidado na execução. Caso seja feita de forma equivocada, a verdadeira causa raiz do problema não será identificada. De forma bem rápida, o 5 porquês pode ser feito em 2 passos que explicaremos aqui:
Passo 1: Detecte o problema e marque uma reunião com a equipe envolvida ou afetada pelo problema.
A identificação do problema é um passo indispensável para a execução dos 5 porquês. E isso não se limita em somente identificar esse contratempo, mas também em obter o máximo de informações sobre ela, pois só assim é possível obter êxito na saga de encontrar a causa raiz do problema/defeito.
Após identificar o problema, o que deve ser feito em seguida é o agendamento de uma reunião com a equipe para que todas as pessoas afetadas tenham a oportunidade de expor sua opinião e esclarecer todos os pontos acerca daquele assunto. É importante sempre ter um olhar voltado para o cliente e o quanto aquele problema está afetando a ele, assim evita-se que toda a equipe concentre sua atenção para as opiniões internas.
Passo 2: Faça a pergunta: “Por quê?”
A reunião agendada no passo 1 acontece aqui e é importante alinhar o problema já identificado com todos os envolvidos fazendo com que todos tenham a mesma percepção do fato. Além disso, é importante combinar alguns fatores com a equipe antes de começar os questionamentos do problema. O moderador da reunião deve conversar com todos os integrantes da equipe para que todos deem suas respostas sinceras durante a aplicação dos 5 porquês. Outra etapa fundamental é explicar como a metodologia funciona, só assim a empresa garantirá um bom retorno da ferramenta.
Com tudo certo para agir, agora se inicia o processo dos questionamentos. Quem está liderando a reunião deve ser direto e claro ao questionar, assim a reunião se tornará prática e objetivo alcançado mais rápido.
Como utilizar o 5 Porquês no chão de fábrica?
Até aqui falamos sobre a eficácia da ferramenta do 5 Porquês nas empresas. No entanto não podemos deixar de citar a importância dos softwares de gestão da linha de produção, que são grandes aliados no bom funcionamento do chão de fábrica.
Nossa solução organiza, gerencia e otimiza toda a produção fazendo com que a empresa alcance o máximo desempenho.
Quer saber mais sobre o Quadfloor?
Nossos especialistas estão prontos para melhor te atender.