Quando falamos de desempenho no chão de fábrica, podemos citar três áreas onde as empresas devem focar seus esforços e assim alcançar o alto desempenho de produção, são elas: planejamento e programação da produção, controle de execução e qualidade. Observando cada uma dessas áreas, temos um conjunto de práticas que elevam o chão de fábrica ao alto desempenho. Vamos aos tópicos que ajudarão você a alcançar resultados excelentes para a sua fábrica.
1. Planejamento e programação da produção
Primeiro precisamos responder a questão principal: quais produtos precisam ser produzidos para atender aos pedidos existentes e como programo a entrega deles? Para garantir o alto desempenho observamos 5 práticas que maximizam os resultados da produção:
a) Definir a capacidade de produção instalada.
É importante conhecer e avaliar a capacidade existente dos fatores de produção, como disponibilidade de tempo de máquina, flexibilidade dos recursos produtivos e disponibilidade de mão de obra especializada.
b) Estabelecer uma programação da produção dentro da sua realidade.
O sistema produtivo necessita de um método de programar a produção considerando cada um dos processos e seus respectivos tempos de duração.
c) Usar os recursos tecnológicos para melhorar o controle da produção.
Uma eficiente e precisa programação da produção deve chegar ao chão de fábrica em condições de ser alimentada com informações em tempo real para o devido acompanhamento do que está acontecendo.
d) Integrar todas as áreas.
Disponibilizar as programações em tempo real a todas as áreas da fábrica e proporcionar, aos gestores, informações para tomarem melhores decisões.
e) Usar recursos na nuvem.
Atualmente o trabalho remoto é uma realidade, e usar os diferentes tipos de recursos tecnológicos, além do PC, como o tablet ou smartphones já é uma realidade necessária. E somente os serviços tecnológicos na nuvem podem proporcionar esse tipo de experiência e valor ao negócio.
2. Controle de Execução
Após o planejamento e a programação da produção estarem prontos, faz-se necessário o controle da execução, assim observamos 4 práticas que maximizam os resultados da produção:
a) Garantir a execução da produção conforme programação estabelecida;
b) Ser proativo nas mudanças da produção visando minimizar seus impactos negativos;
c) Proporcionar a visibilidade de todo o processo produtivo. Disponibilizar todas as informações pertinentes ao gerenciamento de materiais, operações de produção e qualidade.
d) Finalizar o trabalho concluído na hora. Ter em mãos as informações de produção na hora em que ela acontece permite implementar a melhoria contínua de processo. Além de permitir a comparação de custos de mão de obra esperados com os resultados reais.
3. Qualidade
Por fim, o controle final de qualidade é um elemento que muitas empresas que buscam o alto desempenho têm como destaque. Deste modo, as 3 práticas a seguir complementam e fecham as 12 práticas para o alto desempenho no chão de fábrica.
a) Rastrear os eventos ocorridos em um dado produto. São várias as potencialidades de falhas no sistema produtivo, com o rastreio a resposta às falhas é mais rápida e direcionada.
b) Sinalizar a consequência e conseguir identificar a causa. Esse é um recurso que ajuda na correção e prevenção de novas falhas.
c) Dar visibilidade. Ao tornar o processo visível, a qualidade passa a ser um objetivo organizacional e não apenas da área de manutenção e inspeção da qualidade.