Conhecido também como Diagrama de Espinha de Peixe, Diagrama de Causa e Efeito ou Diagrama dos 6Ms, o Diagrama de Ishikawa é uma ferramenta visual em formato de gráfico, criada em 1943 pelo engenheiro Kaoru Ishikawa, que foi aprimorado nos anos seguintes. Ela é uma ferramenta de qualidade que tem o objetivo de levantar as causas raízes de problemas nas empresas.
O Diagrama de Ishikawa leva em conta todos as perspectivas da causa do problema. Dessa forma, a possibilidade de que algum detalhe não seja levado em conta, diminuem. Nesse método, é fundamental que as causas do erro sejam analisadas e testadas unicamente, com a finalidade de comprovar qual delas está realmente causando o efeito, no caso, o problema que se pretende eliminar. Dessa maneira, eliminamos a causa e, consequentemente, eliminamos o problema.
Função
Como já citamos acima, o Diagrama de Ishikawa tem como principal função organizar o raciocínio de causas raiz dos problemas, fazendo uma relação com o efeito analisado e as principais causas. A metodologia também é conhecida como Diagrama dos 6Ms, isso porquê as causas dos problemas podem ser classificadas em 6 tipos, e todos eles iniciam-se com a letra M: máquina, materiais, mão de obra, meio ambiente, medida e método. O Diagrama de Ishikawa não utiliza, obrigatoriamente, todos esses M’s para levantar as possíveis causas de um efeito. Por isso, é importante avaliar e determinar quais são essenciais para o processo.
Quanto a sua utilização, vamos citar algumas aplicações em diversos contextos:
- Possibilita a visualização das principais causas principais e secundárias de um problema (efeito);
- Amplia a visão das possíveis causas de um problema, compreendendo o mesmo de forma mais ordenada;
- Permite a identificação de soluções, abordando os recursos disponíveis pela empresa;
- Gera melhorias nos processos.
Benefícios
A identidade visual é representada através um gráfico simples de fácil compreensão, que pode ser considerado como primeiro benefício. No entanto, podemos destacar alguns outros:
- Maior clareza dos problemas;
- Reconhecimento das possíveis causas;
- Priorização das causas descobertas;
- Apontamento visual que torna as futuras análises mais fáceis;
- Melhoria dos processos;
- Análise do desenvolvimento dos problemas da empresa;
- Envolvimento de toda a equipe na gestão de qualidade;
- Estruturação das ideias do grupo.
É importante ressaltar que além de implantar o Diagrama de Ishikawa, é fundamental que o processo seja liderado por colaboradores que possuem senso de liderança para melhor coordenar o projeto. Além disso, é vantajoso o uso de outros métodos, como as reuniões de Brainstorm. Com elas o rendimento da equipe aumenta, fazendo com que a equipe tenha a oportunidade de conversar e expor suas ideias.
Como fazer um Diagrama de Ishikawa?
Seguindo alguns passos, conseguimos realizar a análise de causas:
1º passo: Definir o problema (efeito) a ser explorado;
2º passo: Reunir todas as informações acerca do problema;
3º passo: Fazer uma reunião com a equipe. Nessa etapa, é importante reunir colaboradores de diferentes áreas para que possam contribuir com diferentes opiniões no Brainstorm;
4º passo: Analisar, classificar e priorizar as causas. Tudo isso para que possa ser elaborado planos focados em corrigir as causas desse problema;
5º passo: Desenhar o Diagrama de Ishikawa conforme os 6 M’s.
Quero transformar a minha empresa em uma líder do mercado
Acreditamos que você tenha sido atraído à esse artigo do Diagrama de Ishikawa porque deseja tornar a sua empresa melhor.
Por isso, apresentamos o Quadfloor que reúne diversas vantagens para você e para o chão de fábrica da sua empresa.
Quer conhecer mais sobre nós?