Just in Time (JIT)

Conheça mais sobre o Just in Time - o sistema de produção que é capaz de transformar diversos negócios.

Do inglês Just in Time significa “momento certo” que representa o objetivo do sistema que é produzir a quantidade exata de um produto de acordo com a demanda, sem a necessidade de formação de estoques. A empresa compra matéria-prima no momento certo e entrega o produto no prazo estabelecido anteriormente, fazendo com que desperdícios sejam evitados, estoques se tornem desnecessários e que custos extras sejam reduzidos. Na prática funciona da seguinte maneira: em primeiro lugar, um produto é vendido e só depois o material necessário para fabricação desse determinado produto é comprado. Por isso, nesse sistema não há sobra de estoque, tudo que é produzido possui um destino final estabelecido.

  

Foto: Banco de Imagem

 

História

Apesar do nome “Just in Time” ser inglês, a metodologia foi desenvolvida no Japão, mais precisamente na Toyota. O JIT tomou forma a partir de um cenário devastado logo após a Segunda Guerra Mundial, que tornou necessária a reformulação completa do Japão que se encontrava totalmente devastada, principalmente no setor automobilístico que aquecia a economia do País. Naquela época, o sistema de produção existente era o Fordismo que tinha como característica a produção em massa, o alto nível de estoque e menor variedade dos produtos. O Just in Time se tornou mais que uma forma de realizar a gestão da produção, pode-se dizer que se tornou uma filosofia que abrange a gestão de material, organização, produtos, qualidade, trabalho e também dos recursos humanos.

 

Objetivos

Pode-se dizer que o maior objetivo do Just in Time é a entrega dos produtos ou serviços no momento certo e para a utilização instantânea, fazendo com que todas as melhorias possuam um fluxo contínuo, o estoque seja reduzido ao máximo e os processos continuados de forma mais concreta. Dessa forma, se houver algum problema na produção, a solução se torna mais fácil. A otimização dos processos também é um dos principais objetivos dessa metodologia. A empresa deve ter traçados quais os processos precisam ser otimizados, além disso, é necessário também ter ciência do tamanho da demanda do cliente e ter um compromisso com a produção na entrega dentro do prazo e com qualidade. A consequência de todas essas etapas é um resultado assertivo no final da produção, evitando superprodução, diminuindo consideravelmente o tempo de fabricação e espera, produtos incorretos e gastos desnecessários com transporte.

Representação do sistema Just in Time.

Foto: IEstoque

 

Vantagens

O Just in Time é uma das metodologias mais procuradas quando o assunto é melhoria contínua na produção. Isso porque uma das suas principais vantagens é a redução de estoques que demandam espaço e colaboradores para controlar os produtos. Tudo isso gera gastos com mão de obra e pode apresentar gargalos, pois o controle deve ser rigoroso. Além disso, com a operação de acordo com a demanda, os processos se tornam muito mais ágeis e enxutos, oferecendo maior produtividade à empresa. A flexibilidade também pode ser considerada uma das grandes vantagens do JIT, pois com um processo produtivo mais flexível, é possível que o cliente personalize a sua encomenda, trazendo benefícios às empresas que podem atender os seus clientes de forma personalizada e exclusiva.

 

Desvantagens

Empresas que possuem pouco planejamento no processo de logística e fornecimento de materiais podem não conseguir obter sucesso com o Just in Time, isso porque as empresas que pretendem adotar a metodologia devem possuir certa estabilidade na questão dos fornecedores, além de um bom planejamento. Para adotar a metodologia do Just in Time, a empresa deve conhecer seus processos e obter um nível de estoque de acordo com a sua demanda.

 

Como sei se minha empresa pode fazer o uso da metodologia Just in Time?

Embora a metodologia possua diversas vantagens, ela não pode ser aplicada em todas as empresas, conforme visto no tópico desvantagens do nosso artigo. Para saber se a sua empresa está pronta para usar a metodologia, é interessante responder algumas perguntas:

  1. Quando houver demanda, minha empresa é capaz de produzir e/ou entregar os produtos rapidamente?
  2. Os fornecedores com que minha empresa conta são confiáveis e comprometidos na entrega de matéria-prima no prazo certo?
  3. Minha empresa possui um processo de vendas eficiente e integrado pronto para não apenas receber os pedidos, mas capaz, também, de realizar rapidamente o planejamento de demanda de matérias-primas e realizar os pedidos de compra para os fornecedores com todos os detalhes de especificação e quantidades exatas?
  4. Possuo total compreensão da forma e da demanda do meu público consumidor, levando em consideração as oscilações do mercado?

 

O Quadfloor aliado à implementação do sistema Just in Time

Como vimos durante todo esse artigo, o principal objetivo do Just in Time é não desperdiçar o nosso recurso mais valioso: o tempo. É essencial saber tudo que acontece na sua empresa em tempo real. Pensando nisso, desenvolvemos uma solução focada em acompanhar o chão de fábrica, organizando e gerenciando toda a linha de produção.

Somos o gêmeo digital de produção modelando e refletindo, de fato, a configuração, layout, estrutura, fluxo e operação do chão de fábrica, dos produtos e do inventário de produção, tudo em tempo real.

Redução de custos de infraestrutura, mais produtividade, melhoria da qualidade, redução de perdas em produção e retrabalhos no processo são algumas das vantagens que o Quadfloor pode trazer à sua empresa. Quer saber como a nossa solução pode te ajudar na organização e no controle da sua produção aliada ao Just in Time?

Compartilhe!

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Deixe um comentário

+ Conteúdo