Kanban: entenda mais sobre a ferramenta

O Kanban é conhecido por ser uma ferramenta de organização e planejamento que tem como objetivo garantir um fluxo eficiente em empresas de pequeno, médio e grande porte.

O que é?

Um Kanban é uma ferramenta para alcançar a produção JIT (Just In Time). Podemos dizer de uma forma bem simples, que ele é um recurso de sinalização usado para avisar à etapa FORNECEDORA (A) que a etapa CLIENTE (B) necessita de material. Sendo assim, uma ferramenta de sinalização de necessidades de reposição de material/produto ao longo do sistema produtivo. Há dois tipos principais de Kanban usados: um o de retirada e o de produção. Um Kanban de retirada especifica o tipo e a quantidade de produto que o processo subsequente deve retirar do processo precedente, enquanto o de produção especifica o tipo e a quantidade de produto que o processo subsequente deve produzir.

Imagem ilustrativa.
Foto: Banco de Imagem

Um recurso muito usado nas empresas são os “quadrados de Kanban ”. Os quadrados são desenhados em espaços para indicar a necessidade de materiais, onde, a existência de um quadrado vazio dispara a produção na etapa fornecedora (Ex.: Etapa A fornece para B). Assim, o recebimento de um cartão dispara a movimentação, produção ou suprimento de uma unidade ou um contenedor-padrão de unidades (exemplo caixa agrícola). Se dois cartões são recebidos, eles disparam a movimentação, produção ou suprimento de duas unidades ou contenedores-padrão de unidades e assim por diante.

O Kanban pode também tomar outras formas. Em algumas empresas japonesas, eles são marcadores plásticos sólidos ou mesmo bolas de pingue-pongue coloridas. Qualquer que seja o tipo, o princípio é sempre o mesmo. O Kanban é o único meio pelo qual a movimentação, a produção ou o suprimento podem ser autorizados.

O Kanban é visto como servindo três finalidades:

• É uma instrução para o processo precedente enviar mais;

• É uma ferramenta de controle visual para mostrar áreas de superprodução e falta de sincronização;

• É uma ferramenta para a melhoria contínua (Kaizen). As regras da Toyota determinam que o número de Kanban deva ser reduzido com o tempo.

Para que você obtenha a experiência de navegar e usufruir de tudo que a planilha Kanban pode proporcionar a você e a sua empresa, presenteamos você com uma planilha completa e gratuita elaborada por nós. Aproveite! 

Compartilhe!

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Deixe um comentário

+ Conteúdo