Gargalos no chão de fábrica: o que é, como eliminá-los e quais os desafios para superá-los.

Os gargalos fazem com que a produção fique ociosa, podendo até pará-la completamente causando prejuízo e atraso na linha de produção.

Geralmente, quando a demanda cresce é que notamos algo muito importante no chão de fábrica: os gargalos. Por esse motivo, aquele momento propício para aumentar as entregas e celebrar o aumento dos pedidos se transforma em um grande transtorno. Mas e aí, a culpa é da demanda? Não devemos crescer? Claro que devemos crescer e aumentar as entregas, mas devemos sempre estar atentos aos gargalos.

O gargalo tem um impacto muito negativo para os sistemas produtivos, pois ele passa a ditar o ritmo de produção e, consequentemente, das entregas.

 

O que significa gargalo na produção?

Podemos dizer que os gargalos no chão de fábrica são pontos de restrição no fluxo produtivo que desacelera ou, até mesmo, interrompe esse fluxo. Esse ponto de congestionamento acontece ao longo da linha de produção de uma fábrica. 

O nome é inspirado na função de um gargalo, em uma garrafa de vinho, por exemplo, que é impedir que o conteúdo de uma garrafa esvazie rapidamente ao ser inclinado para encher uma taça. Um gargalo fornece um ponto no qual algo passa lentamente.

Foto: Banco de Imagem

Por que devo identificar o gargalo na produção?

redução do ritmo de produção gerado pelo gargalo diminui a produtividade de todo sistema e aumenta os seus custos.

Eli Goldratt mostrou em seu livro, “The Goal”, que o gargalo é um fato inevitável, que deve ser acompanhado e resolvido continuamente.

E você pode fazer isso seguindo uma das táticas abaixo ao investigar as melhorias a serem feitas no gerenciamento de gargalos:

 

Como enfrentar os gargalos?

  1. Identifique quais áreas se tornaram gargalos avaliando métricas como produtividade, uso da capacidade e tempo de espera.
  2. Trabalhe para evitar o surgimento de gargalos futuros.

 

Identificando os gargalos no chão de fábrica

  • Estoques intermediários altos ou materiais acumulados

Identifique se há longa fila de produtos em processo ou materiais em alguma etapa do processo produtivo. É só acompanhar o roteiro de produção e conseguirá perceber isso.

  • Produtividade

Cada recurso tem um rendimento esperado, sua produtividade. Por exemplo, o número de peças produzidas por hora é um indicador de produtividade. Identifique os recursos que estão tendo sua produtividade limitada no sistema, estes podem indicar quais seriam os gargalos a solucionar.

  • Uso da capacidade no máximo

Acompanhar o quanto está sendo usado cada recurso é uma forma de identificar gargalos. Geralmente os gargalos são aqueles que estão operando muito próximo da capacidade total. O que gera uma redução de desempenho nos processos seguintes.

  • Aumento significativo nos tempos de espera

Os recursos que apresentam tempo de inatividade significativo indicam que os processos anteriores, ou recurso anterior, é o gargalo.


5 desafios para superar um gargalo

Podemos afirmar que os gerentes de produção são os mais afetados com os gargalos no sistema produtivo. Isso porque os gargalos afetam o fluxo operacional, aumentam significativamente o tempo e os custos de produção, afetam a logística e a estratégia de gerenciamento da cadeia de suprimentos.

Primeiro desafio: quantificar as perdas operacionais com o gargalo. Somente a aplicação de sistemas de gestão em tempo real do chão de fábrica podem trazer dados reais sobre a operação e permitir a avaliação precisa e a ação necessária.

Segundo desafio: excesso de trabalho manual para obter e analisar dados. Os recursos tecnológicos existentes permitem desde a coleta em tempo real com armazenamento na nuvem, quanto o uso de inteligência artificial para aprender com os erros.

Terceiro desafio: falta de visibilidade. Ter um dash board que permita acompanhar cada etapa de produção de cada ordem de produção dá ao gestor empowerment que ele precisava para enfrentar o problema.

Quarto desafio: condensação e pulverização da informação. Os gestores de produção se deparam com situações em que as informações estão isoladas ou estão espalhadas pelo chão de fábrica, dificultando o processo de tomada de decisão.

Quinto desafio: Decisões baseadas no feeling dos gestores. Geralmente, os gerentes de chão de fábrica são incapazes de aproveitar os dados existentes para tomar decisões rápidas e precisas, o que resulta em mais perdas para o negócio.

 

Trabalhe para evitar o surgimento de gargalos futuros

Após encontrar as causas faça um plano de ação, mapeie processos, escolha adequadamente as ações corretivas e avalie cada uma delas. Assim, acompanhar constantemente para prever futuros gargalos e garantir o pleno funcionamento de todo o sistema produtivo.

Para acompanhar o fluxo produtivo e obter total controle de toda a produção em tempo real, podemos contar com o Quadfloor, um sistema de gerenciamento do chão de fábrica. Quer saber mais sobre a nossa solução? Estamos prontos para te atender!

Compartilhe!

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Deixe um comentário

+ Conteúdo