Kaizen

O significado original da palavra, Kaizen pode ser traduzido como “o ato de melhorar pontos ruins” ou “mudança para melhor”. Conheça mais sobre esse método japonês no artigo que preparamos para você.

Tarefas sempre podem ser melhoradas e a partir dessa frase, conseguimos obter um dos principais pensamentos do método Kaizen. Esse método que está puramente ligado à melhoria contínua vem, cada vez mais, fazer parte das empresas que desejam se tornar mais fortes nesse mercado extremamente competitivo e exigente. A palavra Kaizen tem origem japonesa e significa “melhoria contínua”. Esse método propõe uma melhoria que envolve todos, desde a gerência até os operários no chão de fábrica, alcançando o significado de baixas despesas. A metodologia Kaizen se originou nas fábricas da Toyota logo após a Segunda Guerra Mundial, com o objetivo de auxiliar o Japão que se encontrava sem recursos e precisava encontrar maneiras de superar a crise instalada e disputar com grandes empresas, como a Ford. Por esse motivo, o sistema Kaizen visava cinco pontos: conquista de lucro para a empresa, participação efetiva dos funcionários, extinção de desperdícios, garantia da satisfação total dos clientes e implementação de melhorias a partir das necessidades.

O Kaizen também tem origem na filosofia Lean Manufacturing que, basicamente, é uma metodologia que tem como objetivo reduzir desperdícios e aumentar a produtividade e a qualidade. O Kaizen pode ser aplicado em empresas de diversos segmentos, independente do seu porte. Embora essa seja uma característica bastante atrativa, não significa que seja fácil implantar essa metodologia. Para que os resultados, realmente, sejam acima da média, é preciso que o Kaizen seja aplicado de forma bem estruturada na linha de produção.

Como funciona?

Pode ser que você já tenha escutado sobre o 5S, que são os cinco passos que fazem parte do processo do método Kaizen. Os 5S são definidos dessa maneira devido aos seus nomes em japonês.

1. Seiri: Senso de Utilização – Diferenciação entre o necessário e o desnecessário;

2. Seiton: Senso de Organização – Coloque tudo em seu devido lugar;

3. Seiso: Senso de Limpeza – Ordem e limpeza no local de trabalho;

4. Seiketsu: Senso de Padronização – Regularização das boas condutas;

5. Sheitzuke: Senso de Disciplina – Esforço coletivo para que tudo funcione da melhor maneira.

Confira mais sobre o 5S no artigo que fizemos clicando aqui.

Cultura e Execução do Kaizen

O Kaizen segue um formato que obedece ao ciclo PDCA para a solução de problemas.

Foto: Banco de Imagem

Desmembrando as partes desse ciclo PDCA, temos como objetivo:

Plan: Identificação dos problemas e planejamento das melhorias e criando o plano de ação;

Do: Execute as melhorias pensadas no plano de ação;

Check: Análise de tudo que foi executado para conferir se tudo o que foi planejado, realmente, ocorreu da melhor forma;

Act: Determinar ou rever ações que deram e que não deram certo. As que deram, o ideal é padronizar o processo e as que não deram, o recomendado é analisar o que pode ser mudado.

Conforme o progresso por cada passo, o ciclo se manterá em movimento, representando uma melhoria contínua. Os resultados com a aplicação desses quatro passos serão benéficos e estabelecerão uma cultura de melhoria contínua dentro das organizações.


Quer saber mais sobre o ciclo PDCA? Confira o artigo completo sobre PDCA aqui!

Benefícios

Não é pequena a lista das empresas que adotaram o método Kaizen, isso porque ele traz diversos benefícios que atraem a atenção de diversos gestores e colaboradores.

Capacitação profissional: Empresas que desenvolvem o Kaizen, usufruem sempre ao máximo o talento dos seus colaboradores fazendo com que a empresa tenha um time de profissionais competentes;

Cultura de bem-estar: Um ambiente saudável favorece todos os âmbitos de uma empresa. Com a cultura de bem-estar, estresses desnecessários são evitados gerando maiores resultados e a satisfação de toda a equipe;

Padrão alto de qualidade dos produtos e serviços: Com o mercado cada vez mais competitivo, produtos e serviços de alta qualidade são capazes de fidelizar clientes, o que garante à empresa reconhecimento no seu segmento;

Diminuição do desperdício: Desperdícios geram queda na produção e na lucratividade de qualquer empresa. O método Kaizen trabalha para que isso ocorra com a menor frequência possível;

Novas lideranças: Com profissionais capacitados, diversos colaboradores se destacam trazendo ideias e soluções para a empresa fazendo com que se tornem líderes de sucesso. Ferramentas para quem deseja crescer não faltam. Basta uma decisão de, realmente, querer fazer diferente. Hoje contamos com o software Quadfloor que se baseia nas três fases do processo de organização (organizar, gerenciar e otimizar) que revolucionam o mercado, atuando diretamente no chão de fábrica da sua empresa trazendo resultados acima da média.

Quer saber como funciona o nosso sistema de administração da produção? Tenha acesso, exclusivo, ao conteúdo que preparamos para você.

Compartilhe!

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Deixe um comentário

+ Conteúdo