Produtividade na Indústria

Segundo o Portal da Indústria, a produtividade na indústria de transformação brasileira caiu 2,5% no primeiro trimestre de 2021.

Do que se trata a Produtividade na Indústria?

A produtividade na indústria não se restringe a apenas produzir mais, esse conceito vai além e trata de executar tarefas com agilidadequalidade e eficiência. Muito se fala sobre produtividade, essa palavra tão usada nos dias atuais tem uma grande importância para as empresas. Produzir mais não significa, necessariamente, suprir todas as demandas da empresa, mas sim trabalhar de forma organizada, com eficiência e utilizando ferramentas corretas.

Importância do controle da produtividade

Com o controle da produtividade, os gestores tem maior previsibilidade, tornando possível definir objetivos e metas mais realistas. Além disso, com ferramentas ideais, a empresa também usufrui de dados importantes que trazem erros e acertos com riqueza de detalhes. Essas informações podem servir para ideias estratégicas e soluções ainda não pensadas.

Além do mais, controlar a produtividade traz retornos positivos relacionados ao crescimento do negócio, já que com o controle, você gerencia e acompanha os prós e os contras dos processos.

Foto: Banco de Imagem


Como aumentar a produtividade na minha empresa?

É possível utilizar técnicas simples para melhorar a eficiência de uma empresa. Por isso, aplicar algumas mudanças na empresa são alternativas viáveis e que trazem retornos vantajosos para a organização.

  • Invista na capacitação da sua equipe

Investir no treinamento dos colaboradores é uma atitude indispensável para que a equipe se mantenha sempre atualizada.

São nos treinamentos que os colaboradores aprendem a otimizar o trabalho e descobrem como é possível melhorar a qualidade do que está sendo produzido. Por isso, a importância de investir em workshops, palestras, cursos, etc.

  • Incentive a comunicação interna

Falhas de comunicação podem ocorrer em diversas situações, dentro e fora de empresas. Não é difícil que aconteça, também, entre os gestores. Para evitar esse tipo de erro, é importante que todas as informações estejam bem esclarecidas para todos os gestores, caso seja necessário, organize uma reunião para isso.

  • Atualize

Para saber lidar da melhor forma com os gargalos ou qualquer outro problema na linha de produção é importante que os colaboradores recorram a novos métodos, assim será possível obter soluções mais assertivas. É nesse momento que os colaboradores vão praticar tudo o que aprenderam nos cursos de capacitação.

  • Esteja atento às metas

É evidente que todo gestor quer ver seu time alcançando grandes metas. No entanto é importante saber que isso pode se tornar prejudicial causando desmotivação e sobrecarga aos colaboradores.

Aqui, a dica é que sejam impostas metas desafiadoras e viáveis para que a equipe se sinta capaz de tornar aquela meta realidade. Além disso, recompensar o time após um trabalho bem feito é uma boa ideia para que a equipe esteja sempre motivada.

  • Adapte a sua empresa às novas tecnologias

Segundo o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), as novas tecnologias digitais da Indústria 4.0 aumentam cerca de 22% a produtividade de micro, pequenas e médias empresas. O programa piloto realizado pelo Senai foi o primeiro a testar o impacto na produção com o uso de ferramentas de baixo custo como sensoriamento, computação em nuvem e internet das coisas (IoT).

O Quadfloor

No Mundo 4.0 existem diversas possibilidades tecnológicas que prometem otimizar o chão de fábrica das empresas. Pensando em se destacar e trazer inovação e tecnologia, o Quadfloor digitaliza seu chão de fábrica sem projetos complexos ou integrações difíceis. Com ele, você aumenta a produtividade da sua empresa, reduz custos de produção e se torna mais competitivo.

Isso tudo porque o Quadfloor é um software de Next Generation MES, uma solução que adota os princípios da Indústria 4.0 para gerenciar o chão de fábrica industrial. Inclui elementos de big data, gêmeo digital, cloud computing e outras tecnologias em um software moderno, orientado a resultados e de fácil adoção.

Quer saber mais sobre como podemos trazer resultados reais e trazer produtividade na sua indústria?

Compartilhe!

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Deixe um comentário

+ Conteúdo