Diagrama de Ishikawa

Saiba mais da eficiente metodologia que há décadas auxilia empresas a encontrarem as causas raízes dos seus problemas.

Conhecido também como Diagrama de Espinha de Peixe, Diagrama de Causa e Efeito ou Diagrama dos 6Ms, o Diagrama de Ishikawa é uma ferramenta visual em formato de gráfico, criada em 1943 pelo engenheiro Kaoru Ishikawa, que foi aprimorado nos anos seguintes. Ela é uma ferramenta de qualidade que tem o objetivo de levantar as causas raízes de problemas nas empresas.

O Diagrama de Ishikawa leva em conta todos as perspectivas da causa do problema. Dessa forma, a possibilidade de que algum detalhe não seja levado em conta, diminuem. Nesse método, é fundamental que as causas do erro sejam analisadas e testadas unicamente, com a finalidade de comprovar qual delas está realmente causando o efeito, no caso, o problema que se pretende eliminar. Dessa maneira, eliminamos a causa e, consequentemente, eliminamos o problema.

 

Função

Como já citamos acima, o Diagrama de Ishikawa tem como principal função organizar o raciocínio de causas raiz dos problemas, fazendo uma relação com o efeito analisado e as principais causas. A metodologia também é conhecida como Diagrama dos 6Ms, isso porquê as causas dos problemas podem ser classificadas em 6 tipos, e todos eles iniciam-se com a letra M: máquina, materiais, mão de obra, meio ambiente, medida e método. O Diagrama de Ishikawa não utiliza, obrigatoriamente, todos esses M’s para levantar as possíveis causas de um efeito. Por isso, é importante avaliar e determinar quais são essenciais para o processo.

Quanto a sua utilização, vamos citar algumas aplicações em diversos contextos:

  • Possibilita a visualização das principais causas principais e secundárias de um problema (efeito);
  • Amplia a visão das possíveis causas de um problema, compreendendo o mesmo de forma mais ordenada;
  • Permite a identificação de soluções, abordando os recursos disponíveis pela empresa;
  • Gera melhorias nos processos.

 

Benefícios

A identidade visual é representada através um gráfico simples de fácil compreensão, que pode ser considerado como primeiro benefício. No entanto, podemos destacar alguns outros:

  • Maior clareza dos problemas;
  • Reconhecimento das possíveis causas;
  • Priorização das causas descobertas;
  • Apontamento visual que torna as futuras análises mais fáceis;
  • Melhoria dos processos;
  • Análise do desenvolvimento dos problemas da empresa;
  • Envolvimento de toda a equipe na gestão de qualidade;
  • Estruturação das ideias do grupo.

É importante ressaltar que além de implantar o Diagrama de Ishikawa, é fundamental que o processo seja liderado por colaboradores que possuem senso de liderança para melhor coordenar o projeto. Além disso, é vantajoso o uso de outros métodos, como as reuniões de Brainstorm. Com elas o rendimento da equipe aumenta, fazendo com que a equipe tenha a oportunidade de conversar e expor suas ideias.

Diagrama de Ishikawa


Como fazer um Diagrama de Ishikawa?

Seguindo alguns passos, conseguimos realizar a análise de causas:

1º passo: Definir o problema (efeito) a ser explorado;

2º passo: Reunir todas as informações acerca do problema;

3º passo: Fazer uma reunião com a equipe. Nessa etapa, é importante reunir colaboradores de diferentes áreas para que possam contribuir com diferentes opiniões no Brainstorm;

4º passo: Analisar, classificar e priorizar as causas. Tudo isso para que possa ser elaborado planos focados em corrigir as causas desse problema;

5º passo: Desenhar o Diagrama de Ishikawa conforme os 6 M’s.

Quero transformar a minha empresa em uma líder do mercado

Acreditamos que você tenha sido atraído à esse artigo do Diagrama de Ishikawa porque deseja tornar a sua empresa melhor.
Por isso, apresentamos o Quadfloor que reúne diversas vantagens para você e para o chão de fábrica da sua empresa.

Quer conhecer mais sobre nós?

Compartilhe!

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Deixe um comentário

+ Conteúdo