Chão de fábrica: o que é, importância para a indústria e como melhorar seus resultados

O Chão de Fábrica pode ser considerado o coração da empresa, por esse motivo, requer atenção para que a empresa alcance ótimos resultados.

Pode-se considerar o chão de fábrica como uma das partes mais importantes de uma empresa, senão a mais importante, isso porque é lá que, de fato, os produtos deixam de serem só materiais brutos e se tornam produtos finais. No chão de fábrica fica localizado a linha de produção e os colaboradores, que junto com as máquinas, fazem a transformação desses materiais. Nessa área da empresa, qualquer descontrole pode gerar um alto impacto na produção, fazendo com que a empresa perca o controle da produção diária, não consiga localizar as OP’s (ordens de produção), além de não conseguir medir o custo e o tempo de produção de cada produto feito.

Um chão de fábrica otimizado eleva a produtividade da empresa, trazendo diversos outros benefícios como a análise da produção por recurso, definição de uma política de premiação dos colaboradores, monitoramento dos recursos da fábrica em tempo real, além do acompanhamento do andamento da produção.

Além disso, para que haja um planejamento e um controle real do que está acontecendo no chão de fábrica (SFC), o gestor precisará utilizar o apontamento da produção.

Por meio dessa ferramenta, há a possibilidade de mapear todo o processo produtivo o que gera consequências positivas para a linha de produção. Para quem deseja, realmente, tornar a sua produção mais enxuta e eliminar de vez todos os desperdícios na produção, uma dica é aplicar a metodologia Lean Manufacturing.

Foto: Banco de Imagem

Controlar o chão de fábrica é um item indispensável para garantir o sucesso da produção. Para isso, vamos listar algumas etapas importantes para você obter sucesso na sua empresa.

Planejamento

Para boa parte de tudo na vida, o planejamento é essencial e no chão de fábrica não é diferente. Embora não seja uma tarefa fácil, algumas dicas podem ajudar: opiniões de todos os colabores da empresa devem ser considerados, desde os gestores até os operários que atuam na linha de produção, até porque são eles que sinalizam as principais dificuldades. É imprescindível que todas as áreas da empresa estejam alinhadas e em constante comunicação, desde o setor estratégico, no caso o PCP, quanto o setor operacional.

Assistência e Gestão

As informações do chão de fábrica são importantes aliadas no processo produtivo. Quando informações com dados importantes são fornecidas e compartilhadas com toda a equipe, a detecção dos principais gargalos da produção torna-se mais fácil, assim como a sua resolução.  

Graças à tecnologia, hoje o mercado conta com sistemas que permitem essa visualização que dão maior clareza e precisão aos colaboradores.

Tomada de Decisões

Após ter todos os dados relevantes do chão de fábrica em mãos, os gestores podem tirar suas próprias conclusões a partir das informações obtidas fazendo com que tomem decisões mais acertadas. Com conceitos como o de tempo e movimento, os colaboradores podem tomar decisões mais assertivas, deixando de se basear em suas próprias intuições para resolver problemas, lembrando que é a partir do controle dos processos que a identificação e a eliminação dos desperdícios se tornam possível.

Tecnologia no chão de fábrica

Que as informações do chão de fábrica são importantes você já sabe, porém, vamos falar de mais um ponto fundamental nesse processo: a forma como isso é feito. Manualmente, com os próprios colaboradores lançando essas informações, é possível que apareçam algumas complicações.

Não é improvável que haja falhas na comunicação, erros no processo e que, no final, a informação esteja incorreta tornando todo processo mais difícil e confuso.

Por esses motivos, podemos contar com tecnologias que auxiliam justamente nesse ponto. Empresas que procuram ter alto desempenho na linha de produção, sem erros, com eliminação de gargalos e o principal, sem papel no chão de fábrica recorrem à tecnologia que permite acompanhamento em tempo real de toda a linha de produção.

A eliminação do papel no chão de fábrica é uma das principais metas do Quadfloor. Com uma interface totalmente prática de ser usada no chão de fábrica, colaboradores podem fazer anotações com poucos cliques, o que torna as métricas muito mais assertivas. Fale com um de nossos especialistas agora e saiba como podemos otimizar o seu chão de fábrica!

 

Compartilhe!

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Deixe um comentário

+ Conteúdo