Melhores práticas para um chão de fábrica de alto desempenho

Segundo a IDC, empresa de pesquisa de mercado, as empresas perdem de 20% a 30% em receita todos os anos devido a ineficiências.

Quando falamos de desempenho no chão de fábrica, podemos citar três áreas onde as empresas devem focar seus esforços e assim alcançar o alto desempenho de produção, são elas: planejamento e programação da produção, controle de execução e qualidade. Observando cada uma dessas áreas, temos um conjunto de práticas que elevam o chão de fábrica ao alto desempenho. Vamos aos tópicos que ajudarão você a alcançar resultados excelentes para a sua fábrica.

 

1. Planejamento e programação da produção

Primeiro precisamos responder a questão principal: quais produtos precisam ser produzidos para atender aos pedidos existentes e como programo a entrega deles? Para garantir o alto desempenho observamos 5 práticas que maximizam os resultados da produção:

 

a) Definir a capacidade de produção instalada.

É importante conhecer e avaliar a capacidade existente dos fatores de produção, como disponibilidade de tempo de máquina, flexibilidade dos recursos produtivos e disponibilidade de mão de obra especializada.

 

b) Estabelecer uma programação da produção dentro da sua realidade.

O sistema produtivo necessita de um método de programar a produção considerando cada um dos processos e seus respectivos tempos de duração.

 

c) Usar os recursos tecnológicos para melhorar o controle da produção.

Uma eficiente e precisa programação da produção deve chegar ao chão de fábrica em condições de ser alimentada com informações em tempo real para o devido acompanhamento do que está acontecendo.

 

d) Integrar todas as áreas.

Disponibilizar as programações em tempo real a todas as áreas da fábrica e proporcionar, aos gestores, informações para tomarem melhores decisões.

 

e) Usar recursos na nuvem.

Atualmente o trabalho remoto é uma realidade, e usar os diferentes tipos de recursos tecnológicos, além do PC, como o tablet ou smartphones já é uma realidade necessária. E somente os serviços tecnológicos na nuvem podem proporcionar esse tipo de experiência e valor ao negócio.

 

2. Controle de Execução

Após o planejamento e a programação da produção estarem prontos, faz-se necessário o controle da execução, assim observamos 4 práticas que maximizam os resultados da produção:

 

a) Garantir a execução da produção conforme programação estabelecida;

 

b) Ser proativo nas mudanças da produção visando minimizar seus impactos negativos;

 

c) Proporcionar a visibilidade de todo o processo produtivo. Disponibilizar todas as informações pertinentes ao gerenciamento de materiais, operações de produção e qualidade.

 

d) Finalizar o trabalho concluído na hora. Ter em mãos as informações de produção na hora em que ela acontece permite implementar a melhoria contínua de processo. Além de permitir a comparação de custos de mão de obra esperados com os resultados reais.

 

3. Qualidade

Por fim, o controle final de qualidade é um elemento que muitas empresas que buscam o alto desempenho têm como destaque. Deste modo, as 3 práticas a seguir complementam e fecham as 12 práticas para o alto desempenho no chão de fábrica.

 

a) Rastrear os eventos ocorridos em um dado produto. São várias as potencialidades de falhas no sistema produtivo, com o rastreio a resposta às falhas é mais rápida e direcionada.

 

b) Sinalizar a consequência e conseguir identificar a causa. Esse é um recurso que ajuda na correção e prevenção de novas falhas.

 

c) Dar visibilidade. Ao tornar o processo visível, a qualidade passa a ser um objetivo organizacional e não apenas da área de manutenção e inspeção da qualidade.

 

Com todas as práticas que você deve ter no chão de fábrica da sua empresa apresentadas, pode surgir um questionamento: como eu faço a implementação dessas ferramentas na minha empresa?

Pensando nisso, oferecemos um diagnóstico personalizado para o seu negócio com um dos especialistas da Indústria 4.0. É gratuito! 

Compartilhe!

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Deixe um comentário

+ Conteúdo