10 hacks de produtividade para o chão de fábrica

A produtividade é algo que muitas pessoas buscam, mas nem sempre essa busca é bem sucedida. Listamos algumas dicas de como ser mais produtivo.

O que mais tem valor para você 120 minutos na sala da sua casa vendo um filme com a família ou 120 minutos de trabalho no chão de fábrica?  A resposta para essa pergunta é fácil, mas do que estamos falando? De filmes da Netflix? De comer pipoca? De produzir e entregar pedido? Não, claro que não. Estamos falando de um dos principais recursos escassos de nossas vidas: o tempo. O tempo que foi, foi e não volta mais. Por isso devemos aproveitar muito bem o nosso tempo para alcançarmos os diversos objetivos do nosso cotidiano. E um dos principais objetivos da vida de boa parte da nossa sociedade atual é a produtividade. 

Como passamos mais tempo no trabalho do que em casa, ser produtivo no trabalho traz dois grandes benefícios: o resultado positivo para a organização e o resultado positivo para o seu bem estar. Por isso, trazemos alguns hacks de produtividade no chão de fábrica, para que você possa, com pequenas alterações na sua rotina, alcançar suas metas e ainda fechar o dia com aquele sentimento de dever cumprido.

Bom, mas o que são hacks de produtividade?

A palavra hack (inglês) significa – de maneira um pouco grosseira – cortar, no entanto, ela foi incorporada ao vocabulário de pessoas que trabalham com programação de informática para designar uma mudança inteligente, a fim de obter melhora do desempenho do projeto em execução.

Você já pensou na sua rotina diária? Todos os dias você tem um conjunto de tarefas que pretende fazer e vai executando de maneira automática, sem se dar conta se está fazendo da melhor maneira ou não. Pois é, por incrível que pareça, repetimos essa mesma conduta no trabalho, não é mesmo?!

E se você é responsável pelo chão de fábrica, tarefas não faltam. Na sua rotina, você é responsável por tarefas de planejamento de cronogramas de produção, prazos de entregas a cumprir, definição de metas, ausência de funcionários, inspeção da qualidade dos produtos e muitas outras tarefas. Mas tarefas que agregam valor ao processo como economia nos processos, melhoria contínua e demais ganhos com produtividade, geralmente fogem da sua lista de prioridades do dia-a-dia. E se não bastasse tudo isso, seu comprometimento é tão alto que não dá tempo para “beber água” ou “parar para respirar”. E esse desgaste não termina com um descanso em casa, pois nos dias seguintes tem mais e mais tarefas a cumprir.

Então para ter tempo de realizar as tarefas que agregam valor ao seu processo e deixar o seu trabalho menos desgastante sugerimos 7 ‘hacks‘ de produtividade que lhe dará ganho em desempenhoresultado e bem estar.

1. Tenha metas semanais claras.

Metas semanais mantêm você motivado e focado durante a semana. Medir é sempre o melhor caminho. Não se gerencia aquilo que não se mede! Estabelecer indicadores nos principais processos é um primeiro passo.

2. Programe o seu dia com antecedência

Começar o dia com um plano de produção claro reduz o estresse e ajuda você a se concentrar nas coisas certas. As tecnologias existentes permitem projetar e acompanhar a programação em um Gantt de controle de maneira dinâmica.

3. Automatize tarefas repetitivas diárias e semanais

Se você tem tarefas recorrentes, descubra uma maneira de automatizá-las para economizar tempo. Os recursos de digitalização do chão de fábrica é o caminho mais recomendado para diminuir esse tipo de erro.

4. Acabe com os apontamentos em papel

O quanto antes puder digitalizar o chão de fábrica é melhor. O uso de anotações em papel gera erros de anotação, muito trabalho para tabulação e dificuldade para análise dos dados anotados. Perde-se muito tempo nesse processo manual e a dor de cabeça não acaba no fim do expediente, porque não dá pra saber como será o dia seguinte.

5. Defina um prazo para cada tarefa

Ter um prazo e limitar o período de tempo para cada tarefa permitirá que você se concentre e faça as coisas com mais rapidez (Lei de Parkinson). Recursos digitais em tempo real com informações de início e término de tarefas, alimentado pelo chão de fábrica para um painel de gerenciamento, dará ao pessoal de vendas as informações necessárias para resolver as expectativas dos clientes. O uso do sistema Kanban, tem se tornado cada vez mais comum em diversas organizações justamente por ser uma opção de ferramenta que ajuda colaboradores a se organizarem no controle de estoque e também na linha de produção.

6. Capacite o time

É sabido que queremos fazer melhor, mas para isso precisamos saber como estamos fazendo e o que precisamos fazer para melhorar. Quando o operador tem feedback do seu desempenho , você o capacitará e ele se tornará mais produtivo.  Além disso, é importante mostrar o quanto cada um está contribuindo para o negócio fazendo com que eles se identifiquem com os resultados da empresa.

7. Controle o seu tempo

Saber para onde vai seu tempo o ajudará a agir e economizar mais tempo no futuro. Muitos recursos de digitalização do chão de fábrica proporcionam realizar as tarefas de maneira organizada e integrada o que economiza o seu tempo e diminui o estresse do cotidiano.

8. Vá mais devagar

Pare, diminua a velocidade e comece a fazer as coisas deliberadamente. Isso o ajudará a administrar sua atenção, em vez de correr às cegas de uma tarefa para outra. Ter uma visão de início e fim das tarefas de todo o time, do fluxo produtivo e dos pedidos programados gera uma noção de segurança com o plano de trabalho. Assim, não haverá mais perda de tempo de ficar correndo atrás do que está acontecendo ou por vir.

9. Durma de 7 a 9 horas

O sono é a tarefa de manutenção biológica. A falta de sono afeta negativamente o humor, a capacidade de concentração e a capacidade de acessar funções cognitivas de nível superior. Não estar preocupado com o dia seguinte lhe dá a condição perfeita para ter aquela noite de sono revigorante que o seu organismo precisa para o dia seguinte.

10. Desconecte

Desligue o celular, feche seu e-mail e encaminhe as chamadas do escritório para o correio de voz, não trabalhe! Esse é o seu dia de lazer, perfeito para curtir com a família ou amigos. Com tudo mais funcionando, você estará disponível de “corpo e alma” para aquilo que é mais importante para você.

Compartilhe!

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Deixe um comentário

+ Conteúdo