5 motivos para medir o desempenho no chão de fábrica

Você não tem retorno do quanto sua fábrica produz? Sente o desempenho da sua fábrica cair, mas não consegue ter o controle exato desses números? Listamos os principais objetivos para você medir o desempenho da sua fábrica já!

A importância de aumentar a receita do seu negócio é evidente, mas saber o quanto de esforço é feito para este aumento acontecer é saudável e pode ajudar a financiar esse crescimento. Essa preocupação fica clara quando se trata de uma empresa de manufatura, principalmente quando ela precisa agregar valor e aumentar a eficiência do seu processo de produção. Pensando nisso, uma questão básica é levantada, como podemos ter certeza do desempenho máximo do chão de fábrica?

Em termos práticos, estabelecer o equilíbrio certo de KPIs (Indicador-chave de desempenho) de produção é uma maneira eficaz de alcançar os resultados esperados. Os principais KPIs usados no chão de fábrica são valores mensuráveis ​​que permitem rastrear metas específicas, e assim, indicar a situação da produção em tempo real.

Primeiro motivo: os KPIs fornecem uma visão em tempo real do uso da capacidade.

KPI de Tempo de Trabalho

Cronometrar o tempo real de trabalho de uma tarefa de manufatura ou montagem permite que o tempo não produtivo (pausas, fim do dia de trabalho, fins de semana, estação parada, etc.) seja excluído. A partir do acompanhamento do tempo efetivo aplicado em produção é possível tomar melhores decisões sobre a necessidade e uso da capacidade instalada.

Segundo motivo: os KPIs podem medir a produtividade e auxiliar na melhoria da mesma.

KPI Takt Time

O Takt Time é uma taxa que representa o tempo em que se deve produzir uma peça ou produto, baseado no ritmo de vendas, para atender a demanda dos clientes. Conhecer e acompanhar o Takt Time desejado auxilia na definição da meta de eficiência para o chão de fábrica (peças produzidas/peças planejadas).

Terceiro motivo: os KPIs pode indicar o potencial de receita do negócio.

KPI Receita por Funcionário

Esse indicador estabelece a relação entre receita e produtividade, quanto maior a receita, maior a produtividade. O KPI Receita por Funcionário é calculada pela divisão da receita da empresa pelo número atual de funcionários. Essa visão auxilia no processo de tomada de decisão, pois identifica a saúde financeira da empresa indicando se o negócio está crescendo ou não.

Quarto motivo: KPIs podem ajudá-lo a resolver problemas de linha.

KPI Ociosidade

Demonstrar a ociosidade ou tempo de inatividade é um importante KPI, pois pode indicar perda de tempo e dinheiro. Identificar quando e por quanto tempo as pessoas estão paradas permite identificar possíveis gargalos e processos ineficientes. Nesse sentido, é importante sempre acompanhar os gargalos, pois a eliminação de um pode resultar na formação de um novo em outra parte da linha.

Quinto motivo: os KPIs contribuem para a motivação do time e controle da qualidade do produto.

KPI Taxa de Trabalho

A Taxa de Trabalho mede o tempo que leva para produzir um produto. Menores taxas podem significar lucros menores e taxas maiores podem significar que a qualidade do produto será prejudicada. Quando a taxa é mantida a um determinado nível indica que os trabalhadores conhecem o ritmo necessário e como estão se saindo, o que geralmente os motivam a manter o ritmo certo. Em resumo, a temporização ajuda a eliminar o desperdício e maximizar a produção, ajudando você a otimizar a taxa de produção.

Entendemos a importância dos indicadores-chave de desempenho no chão de fábrica tendo em vista que eles permitem aos supervisores, gerentes e outras partes interessadas obterem uma análise de dados de produção padronizada, contínua e em tempo real. O que orienta esses atores no processo de tomada de decisão ao apontar pontos com falhas versus resultados esperados.

Para você ficar ainda mais por dentro de todo esse assunto e mais preparado para transformar o chão de fábrica da sua empresa, disponibilizamos um diagnóstico para você avaliar o desempenho da sua empresa.

Faça o diagnóstico e saiba quais são as dores da sua empresa e como solucioná-los!

Compartilhe!

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Deixe um comentário

+ Conteúdo