5 ações para potencializar a comunicação no chão de fábrica

Uma boa comunicação no chão de fábrica é trivial para o sucesso de uma indústria. Saiba como potencializar a comunicação no chão de fábrica da sua empresa.

Disponibilizar, ao time de produção, ferramentas e informações precisas para executar os trabalhos com eficácia pode contribuir para a eficiência operacional, para as práticas de segurança no ambiente de trabalho e para um ambiente de engajamento e harmonia na equipe. Sabemos que a linha de frente engajada e informada colabora, positivamente, para o desempenho financeiro, por isso a comunicação no chão de fábrica é tão importante.

1. Use recursos de comunicação em tempo real

Certamente, quando as coisas não acontecem conforme o esperado, os funcionários e gerentes precisam de meios ​ágeis ​de comunicação para resolver os problemas rapidamente. A comunicação presencial nem sempre é possível, o e-mail pode não ser lido e procurar a pessoa pela fábrica é só perda de tempo.

Com a tecnologia móvel, como aplicativos de comunicação e acompanhamento de produção é possível que o pessoal de produção e os gerentes possam se comunicar sobre as ocorrências em tempo real.

2. Treinamentos melhores proporcionam ganhos na comunicação

Um melhor treinamento não é, necessariamente, mais treinamento. O tempo é muito importante em qualquer chão de fábrica, e gastar muito tempo treinando funcionários nem sempre é viável para fornecer uma comunicação eficaz.

Uma forma de contribuir para melhorar o processo de integração e comunicação no chão de fábrica é somar ao treinando, um companheiro de treinamento. Como resultado, esse companheiro contribui com orientações sobre os procedimentos operacionais e a cultura da empresa, o que minimiza a rotatividade dos novos funcionários.

3. Tenha uma boa visibilidade do chão de fábrica

São os operadores que, geralmente, sabem quando algo vai mal no chão de fábrica. Portanto, disponibilize ferramentas para acompanhamento em tempo real para seus operadores, assim eles podem indicar onde deve haver uma atenção especial no chão de fábrica.

4. Mantenha os funcionários informados

As informações estáticas e unilaterais não promovem os resultados almejados. Em muitos casos há uma poluição visual que cria um desinteresse em observar o que está sendo informado no local.

Quando os funcionários têm acesso a informações essenciais da empresa em tempo real, eles ficam mais bem preparados para executar o trabalho e se sentem mais participativos na equipe. Pensar na comunicação interna priorizando a mobilidade e o ganho sistêmico é uma maneira simples de garantir que os funcionários tenham as informações que precisam e quando precisam.

A comunicação móvel e em tempo real é particularmente importante em tempos de crise. Por exemplo, durante a pandemia do COVID-19, o uso de plataformas digitais permitiu o trabalho remoto e a manutenção da comunicação da empresa.

5. Aproxime a missão da empresa aos funcionários do chão de fábrica

É um desafio para qualquer empresa se conectar com os funcionários. O acesso às notícias, recursos e ferramentas da empresa pode conectar o funcionário de volta ao seu propósito mais amplo. Em suma, esses recursos, em tempo real, podem aproximar ainda mais a empresa do funcionário, o que cria uma maior adesão aos projetos da empresa.

Faça o diagnóstico, saiba quais são as dores da sua empresa e como solucioná-las! 

Compartilhe!

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Deixe um comentário

+ Conteúdo