Sistema de produção em tempo real: quais as vantagens?

Segundo levantamento da ABDI, a estimativa anual de redução de custos industriais no Brasil, a partir da migração da indústria para o conceito 4.0, será de, no mínimo, R$ 73 bilhões ao ano.

Registrar os eventos do processo de fabricação sempre foi uma dor de cabeça para os gestores de produção. Mais difícil ainda era realizar esses registros no momento de sua ocorrência e poder usar essas informações para o processo de tomada de decisão gerando valor para o negócio. Porém essa situação é coisa do passado, com as tecnologias existentes esse trabalho se tornou muito mais simples, graças ao sistema de produção em tempo real.

A solução que resolve esse problema é a implementação do controle de chão de fábrica.

(SFC – “Shop Floor Control”).

O sistema de produção em tempo real permite uma visibilidade consistente e atualizada da operação. Isso se dá por meio de dispositivos digitais e abre caminho para a digitalização da fábrica.

“Assuma o controle de sua operação de manufatura através da implementação de um sistema de apontamento no chão de fábrica em tempo real.”

Vantagens do apontamento no chão de fábrica em tempo real

Ter o controle do chão de fábrica em tempo real traz uma série de vantagens. Vantagens essas que colaboram para melhorar os resultados de planejamento e controle da produção.

Informações atualizadas

Utilizar um sistema de controle da produção em tempo real, online, permite análises atualizadas a tempo de responder as mudanças na demanda. Consequentemente, é possível identificar as melhorias necessárias e os resultados atingidos.

Visibilidade

O acompanhamento com interfaces dinâmicas proporcionam maior direcionamento das tarefas para os funcionários. Essa transparência e dinâmica proporcionam, também, a visão de integração das áreas por suas tarefas correspondentes.

Redução de custos

É posto o fim da inserção dos dados inseridos manualmente. E com isso, suas principais consequências: a ineficiência na localização das demandas e dos problemas do chão de fábrica a tempo de resolvê-las para o cumprimento da programação. Outro ganho, é a liberação de tempo dos gerentes para que concentrem seus esforços em áreas que agreguem valor à produção.

Integração das áreas

Os problemas são resolvidos juntos! O apontamento no chão de fábrica permite que os departamentos interajam e se comuniquem uns com os outros. Isso permite que eles busquem e corrijam problemas de forma colaborativa. A consequência disso são os problemas resolvidos com muito mais rapidez e com economia de tempo e receita de toda a operação.

Tenha acesso a um diagnóstico gratuito personalizado do seu chão de fábrica!

Compartilhe!

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Deixe um comentário

+ Conteúdo