A fábrica digital como base para a Indústria 4.0 e a fábrica inteligente

Um post completo sobre os pilares da Digitalização Industrial para você ficar por dentro de todo esse universo da tecnologia.

O conceito de Fábrica Digital (Digital Factory) não é bem uma novidade e já está estabelecido no mercado. No entanto, com o crescimento da complexidade e multiplicidade de informações, novas soluções complementares estão sendo desenvolvidas.

O que é a Fábrica Digital?

O termo Fábrica Digital é definido da seguinte forma pela Associação de Engenheiros Alemães (VDI):

“A Fábrica Digital é o termo genérico para uma rede abrangente de modelos digitais, métodos e ferramentas – incluindo simulação e visualização tridimensional – que são integrados por meio de gerenciamento de dados integrado. Seu objetivo é o planejamento holístico, avaliação e melhoria contínua de todos os elementos essenciais estruturas, processos e recursos da fábrica real em relação ao produto.”

Quais as perspectivas para as atuais inovações tecnológicas?

Com a explosão das inovações da Indústria 4.0, como inteligência artificial, big data, automação, Internet das coisas da indústria (IIoT), robótica, tecnologias aditivas e realidade aumentada. Os principais especialistas concordam que as convergências dessas inovações recentes transformarão todos os links na cadeia de valor da manufatura. A McKinsey, líder mundial no mercado de consultoria empresarial, estima que somente os aplicativos de IoT em ambientes de manufatura devem gerar US$ 1,2 a US$ 3,7 trilhões de valor econômico anualmente até 2025. Governos, como a Alemanha, estabeleceram políticas específicas para apoiar essa transformação.

A Fábrica Digital como base para a Indústria 4.0 e a Fábrica Inteligente

Por meio dos elementos da Indústria 4.0, as indústrias estão alcançando a digitalização completa e a integração da cadeia de valor industrial. Na escalada tecnológica da indústria temos a fábrica inteligente, que é o resultado da aplicação dos componentes da Indústria 4.0 – máquinas, pessoas, ferramentas e recursos – conectados em rede realizando uma plena comunicação entre esses elementos em tempo real pela internet. E a base de dados digital necessária para a implementação da Indústria 4.0 é fornecida pelos recursos que constituem a Fábrica Digital.

Assim, a Fábrica Digital é responsável pelo fornecimento de ferramentas que visam o planejamento de fábricas em realidade virtual fazendo uso dos recursos da Indústria 4.0. Já a Fábrica Inteligente reúne um conjunto de tecnologias responsáveis pela operação e otimização da fábrica em tempo real. Nesse sentido, a Fábrica Digital deve, portanto, ser desenvolvida em uma Fábrica Inteligente, o que significa a realização de modelos digitais em tempo real e adaptativos à realidade.

A resposta para a realização de modelos digitais em tempo real e adaptados à realidade está no conceito de gêmeo digital (Digital Twin). Com a aplicação deste conceito, temos a sincronização das informações dos dados operacionais e das plantas, comparada com o seu estado e depois atualizada com o modelo digital em caso de desvios da realidade. Essa sincronização proporciona grande potencial de otimização, desde as configurações obtidas por simulação às implementações realizadas diretamente no produto real.

Por que isso é importante atualmente?

Essa onda de inovação transformará os fundamentos de toda a cadeia de valor da indústria. Nesse sentido, a chave para o sucesso nesse novo cenário tecnológico é a aplicação de inovações tecnológicas mais recentes garantindo vantagem competitiva em mercados cada vez mais acirrados.

Faça o diagnóstico e saiba quais são as dores da sua empresa e como solucioná-las!  


Compartilhe!

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Deixe um comentário

+ Conteúdo